23.5.12

Maman Est Chez Le Coiffeur

pense num filme que aborda, sem ser piegas ou apelativo, questões como rupturas, perdas e seus respectivos traumas. "Maman Est Chez Le Coiffeur" ("Mamãe Foi ao Cabeleireiro") conta a história de uma jornalista e mãe dedicada que, ao descobrir a traição e homossexualidade do marido, resolve mudar-se do Canadá para a Inglaterra a fim de trabalhar como correspondente em uma emissora de TV em Londres e sobreviver à ruína de seu casamento. uma mulher que teve a ousadia e a coragem de deixar para trás seus três filhos ainda pequenos, no ano de 1966. por outro lado, três crianças que se veem desamparadas, reagindo como podem - cada uma à sua maneira - à dor do abandono pela própria mãe, maior referência de amor e proteção, e, ainda, convivendo com um pai perdido entre a culpa e a difícil tarefa de criar os filhos sozinho. 
um filme sensível que nos leva a um bocado de reflexões: por que algumas crianças são roubadas de sua infância? por que precisam passar por situações tão dolorosas, difíceis de serem suportadas até mesmo por adultos? que força é essa que mantém as pessoas firmes mesmo quando têm a impressão de que lhes falta o chão? por que as relações são tão frágeis e o ser humano tão suscetível a mudanças bruscas e repentinas?  
o filme foi gravado em 2008, mas a caracterização do ambiente e dos personagens foi tão bem feita que nos remete convincentemente aos anos 60. a fotografia é fantástica e valoriza ainda mais a história bem elaborada e interpretada por um elenco que merece aplausos. 



ouça "Bang Bang", com Elie Dupuis

(curiosidade: Elie Dupuis, no vídeo, é uma das crianças do filme)

4 comentários:

Suzana Martins disse...

Ah... eu assisti esse filme e fiquei encantada...

Adoray!

Beijos linda

Rui Pascoal disse...

Por falar nisso... quinta-feira é dia de levar a minha mãe à cabeleireira.
:)

Ivan disse...

E se o negócio é falar de filme bom, com conteúdo, indico As Neves do Kilimanjaro, produção francesa, premiada em Cannes. Excelente.
Ah, e se prepare pra sair do cinema atrás de Tiramissu.. rs

Beijinhos.

Ivan.

PS: Provar que eu não sou um robô dá um trabalho desgraçado! rs

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Minha nossa, quero ver! voce viu no cinema? ainda estará em cartaz?

Quero ver As neves do Kilimanjaro, tb! amo cinema francês.
bjs